Escolha uma Página

Alternador Automotivo: Entenda para que serve o Alternador e como funciona!

 

Para Que Serve o Alternador Automotivo?

O alternador automotivo é responsável em transforma energia mecânica em energia elétrica. É utilizado em diversos equipamentos, geradores de energia, automóveis e usinas hidrelétricas.
Atualmente os veículos contam com diversos acessórios que funcionam através de energia elétrica como o alarme, vidros elétricos, travas, rádio, direção elétrica e outros diversos componentes.

Como o Alternador Funciona?

O motor foi elaborado para gerar sua própria energia, com o intuito de alimentar a bateria e manter os acessórios funcionando perfeitamente. Tudo isso só é possível graças ao ALTERNADOR. O alternador automotivo faz parte do sistema elétrico, é acionado por uma correia que é ligada ao motor e assim ele gera corrente alternada que é transformada em corrente continua. Essa energia serve para carregar a bateria e alimentar os componentes elétricos do carro.

Quais são os Componentes do Alternador?

Mancal Dianteiro, Rotor, Regulador de voltagem, Capô Plástico, Polia, Estator e Ponte Retificadora.

Defeito no Alternador ou na Bateria?

Com muita frequência defeitos no alternador são diagnosticados como problema na bateria e vice versa, pois um depende do outro para um bom funcionamento do sistema elétrico e para garantir uma vida útil maior dos itens.

Confere essa lista de defeitos mais comuns envolvendo a bateria e alternador:

  •  Equipamentos eletrônicos do veículo podem estar “roubando” energia da bateria. Mesmo com o carro desligado, alguns componentes usam bateria para manter seu funcionamento ou estão apresentando falhas.
  •  O motor de partida gira com dificuldade, pesado, as luzes no painel perdem brilho ao girar a chave, se o seu caso for esses sintomas, tem grandes chances de sua bateria estar descarregada.
  •  Quando o carro está ligado, a luz no painel que representa a bateria está piscando ou fico acesa!? Isso pode ser problema no alternador ou na correia que liga o motor ao alternador, leve o carro no seu mecânico de confiança para que ele realize testes!
  •  Alternador com ruído ao acelerar o carro, pode ser defeito no rolamento.
  •  Quando o motor está em alta rotação as luzes no painel ficam mais fortes, isso é devido à sobrecarga, ou seja, o alternador está gerando mais energia do que a bateria necessita.
  •  Quando a bateria está com pouca carga o alternador tende a trabalhar mais para compensar a necessidade da bateria. Esse excesso pode resultar em prejuízos para o proprietário do veículo.

 

Quando Trocar o Alternador?

Não há como responder um número aproximado de meses ou anos que o alternador deve ser trocado. Assim como outras peças, o alternador tem muitos componentes que podem ser trocados individualmente.

Manutenção Preventiva Recomendada!

O proprietário deve ficar atento as manutenções preventivas, além disso, deve conferir uma série de itens como; polias, rolamentos, correias, regulador de voltagem e a carcaça trocando quando necessário.

 

Gostou desse post?
Então segue mais uma dica: Precisa de peças de suspensão, confira nossa loja online da linha metal borracha www.socoxins.com.br

× Fale no WhatsApp!