Escolha uma Página

Motor de partida ou motor de arranque: O que é e como funciona?

O Que é Motor de Arranque ou Motor de Partida?

O motor de arranque ou motor de partida é um motor elétrico que tem a função de transformar energia elétrica em energia mecânica. Em outras palavras fica inoperante após realizar esta função no sistema de partida, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento.

Como o Motor de Arranque Funciona?

O motor de arranque é alimentado com um cabo positivo diretamente da bateria e um negativo ligado à carroceria do veículo, em primeiro lugar é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente, no entanto ele é mantido em funcionamento até que se solte a chave. Depois disso durante o funcionamento o solenóide, automático, é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que por sua vez desliza o impulsor de partida até acoplar com a cremalheira ao mesmo tempo o solenóide fecha o circuito principal energizando a bobina e o induzido através do porta escovas, criando um campo magnético e assim o movimento de rotação. Os mancais são peças importantes e de precisão além disso eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.

Qual Motor de Arranque Serve no Opala.

Compatível com a marca Chevrolet, para os modelos Opala, Caravan, Camaro e Corvette 6cc e 8cc todos os anos C10 PARTIDA RAPIDA, temos o Código CheckmatParts: CK.20256.

Motor de Partida Chevrolet Opala Caravan Camaro Corvette C10

Código CheckmatParts: CK.20256 Motor de Partida Chevrolet Opala Caravan Camaro Corvette C10

Alternador e Motor de Arranque são a Mesma Coisa?

Não, o Alternador é uma peça que transforma energia mecânica em energia elétrica e o motor de arranque ou motor de partida tem a função de transformar energia elétrica em energia mecânica.

Quais são os Componentes do Motor de Arranque?

Mancais, Impulsor de Partida ou Bendix, Induzido, Bobina, Suporte de Escovas e Solenóide.

Quais Defeitos mais Comuns no Motor de Arranque?

  • Quando o condutor girar a chave, a partida emite um som mais lento ou pesado do que o normal.
  • Após girar a chave o condutor ouve um estalo, caso a bateria esteja carregada, tem grandes chances de ser defeito no motor de partida.
  • O condutor ouve um ruído ao acionar a partida.

 

Gostou desse post?
Então segue mais uma dica: Precisa de peças de suspensão, confira nossa loja online da linha metal borracha www.socoxins.com.br

× Fale no WhatsApp!