Empilhadeiras são equipamentos utilizados para auxiliar na movimentação de cargas — seja no recebimento, armazenagem ou no carregamento. Porém, existem alguns tipos de que se diferenciam pelo seu funcionamento e utilização.
No post de hoje vamos explicar melhor sobre cada um deles, sua finalidade e desempenho. Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!
Esse tipo de empilhadeira funciona por meio de energia elétrica que provém de baterias. Em função disso, recomenda-se guardá-las em locais protegidos da água. Por possuírem bateria, elas são bem silenciosas enquanto estão operando.
Existem alguns tipos de empilhadeiras elétricas que são utilizadas apenas para carregar paletes ao nível do solo. Porém, grande parte delas também possui uma torre de elevação, o que faz com que seja possível armazenar as cargas em prateleiras que estão em níveis mais altos.
Empilhadeira manual
Ela funciona basicamente por meio da força gerada pelo trabalho braçal. Apesar disso, não é necessário um esforço grandioso para operá-la, pois existem mecanismos que facilitam sua utilização — como, por exemplo, sistemas de rolamento e roldanas que auxiliam na elevação da torre.
As paleterias são muito comuns. Também existem algumas que possuem torre de elevação.
Empilhadeira a combustão
Existem dois tipos de empilhadeiras a combustão. São eles:
Empilhadeiras a gás
São movidas a gás liquefeito. Sua principal vantagem sobre as empilhadeiras elétricas é que possuem uma capacidade de carga maior. Porém, por outro lado, acabam emitindo fumaça e poluição, que, além de serem prejudiciais em ambiente fechado, em longo prazo acabam causando muito mais danos — às pessoas e ao meio ambiente.
Empilhadeiras a diesel
Elas também são movidas a combustão. A principal vantagem que elas oferecem é que, devido ao fato de o diesel ser um combustível comum, ele acaba se tornando mais acessível do que os cilindros utilizados nas empilhadeiras movidas a gás. Além disso, elas possuem uma capacidade de carga muito maior do que os outros tipos de empilhadeiras.
Empilhadeiras portuárias
Essas empilhadeiras são diferentes dos outros tipos, principalmente pelo tipo de trabalho que realizam. Enquanto as outras costumam carregar poucas cargas por vez, as portuárias são utilizadas em grande escala, visando otimizar e agilizar o processo de carga e descarga de navios.
Sua capacidade de carga é muito superior aos outros tipos de empilhadeiras, permitindo carregar e movimentar várias toneladas de uma só vez — fato que faz com que elas sejam ideais para esse tipo de trabalho, dada a quantidade de carga envolvida.
Como podemos ver, existem vários tipos de empilhadeiras disponíveis para a movimentação de cargas. Com exceção das empilhadeiras portuárias, a escolha das demais depende muito do custo, tanto de aluguel, quanto de manutenção e funcionamento, e também de sustentabilidade, no caso de empresas que optam por não utilizar empilhadeiras a gás. Decisão que cabe ao gestor, baseado em suas necessidades, disponibilidade de capital e o modelo de negócios.
Agora que você já conhece os tipos de empilhadeiras usadas nas empresas, aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!